25 de Junho, 2020

Coronavirus: New Facts about Infection Mechanisms – NHK Documentary

Numa entrevista ao presidente da Associação Japonesa de Doenças Infecciosas, a NHK divulgou um estudo realizado por um grupo de cientistas da Universidade de Tokyo para perceber como se propagam as partículas emitidas quando tossimos ou espirramos.

O estudo utiliza câmaras de alta resolução para seguir o rasto a partículas do tamanho de uma milésima parte de milímetro. O que descobriram é que estas partículas que, apesar de muito pequenas, podem transportar milhões de vírus, permanecem no ar durante horas. Mais ainda, nós não só emitimos estas o partículas quando tossimos ou espirramos, mas também quando falamos alto.

Com a utilização de softwares de simulação os mesmos cientistas demonstraram que num espaço fechado com o tamanho de uma sala de aula onde permanecem 10 pessoas, se uma pessoa infetada tossir, em 20 minutos o vírus terá chegado a todos os ocupantes.

Este estudo demonstra bem a necessidade de ventilação dos espaços fechados, com sistemas de filtragem eficazes e que proporcionem um elevado número de renovações.

Fonte: NHK WORLD-JAPAN

Video da NHK: Contaminação por via aérea

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *